É incrível ir ao show de um artista que você gosta e admira e se deparar com uma estrutura que eleva a sua experiência, não é mesmo? Luzes, voz e som são partes fundamentais para a vivência de cada fã. Até mesmo para grandes eventos não musicais, o funcionamento de todos os elementos do ambiente são essenciais para experienciar o melhor do que é oferecido. E, acredite, só tem um jeito de garantir isso: com cabos de força. É por isso que a equipe de especialistas da Digicabo reservou esse espaço para te munir de tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Aqui você vai encontrar:
Um grande evento não funciona sem cabos de força.
Quando os cabos de força começaram a ser usados na indústria do entretenimento?
Principais características de um cabo de força para tudo ficar ligado
Vem fazer um exercício rápido aqui com a gente!
Se imagine por um momento em um show que você sempre desejou ir. O artista canta aquela sua música favorita, a que você escuta todos os dias, se não, pelo menos uma vez na semana. É o refrão e o seu coração já explode de tanta alegria e adrenalina por estar vivendo aquele momento único quando, de repente, as luzes se apagam e o som some. Passam-se alguns minutos e a produção do evento aparece no palco, avisando que o show será encerrado por problemas e falhas técnicas nos cabos.
Frustrante, não é?
Infelizmente, situações como essas não ficam reservadas apenas ao campo da nossa imaginação. Elas acontecem e geram prejuízos enormes para todos os envolvidos, desde o fã até o organizador e cantor presentes. É por isso que vamos te explicar o porquê…
Um grande evento não funciona sem cabos de força
Os cabos de força são indispensáveis porque fornecem a energia elétrica necessária para o funcionamento dos equipamentos de áudio, iluminação e visual. Eles garantem a funcionalidade, a segurança e o sucesso do evento, permitindo que os artistas apresentem suas melhores performances, criando experiências memoráveis para o público.
Além disso, os cabos de força são responsáveis por:
Controle de Iluminação;
Amplificação de áudio;
Exibições visuais;
Conexão de fontes alternativas de energia;
Logística e configuração do evento;
Flexibilidade e adaptabilidade de configurações do palco, acréscimos de equipamentos ou alterações.
Quando os cabos de força começaram a ser usados na indústria do entretenimento?
Os cabos de força são usados há várias décadas e evoluíram junto com o desenvolvimento da tecnologia elétrica e o crescimento da própria indústria. Embora seja um desafio identificar uma data ou evento exato que marcou o início do uso do cabo de força, podemos traçar a linha do tempo histórica e os avanços na indústria que levaram à sua adoção generalizada.
O advento da Iluminação Elétrica no final do século XIX viu a introdução que revolucionou a indústria do entretenimento. Teatros, salas de música e outros locais começaram a transição da iluminação a gás para os sistemas de iluminação elétrica, exigindo o uso de cabos de força para conectar as luzes às fontes de energia. Os primeiros sistemas de fiação elétrica apareceram no início do século XX.
A chegada dos sistemas de reforço de som, como alto-falantes e amplificadores, ganhou popularidade em meados do século XX e os cabos de força também desempenharam um papel crítico na alimentação desses dispositivos de áudio. Toda essa facilidade e tecnologia se expandiu para a produção de shows e eventos. Com a crescente complexidade das configurações de palco, equipamentos de iluminação e sistemas de áudio, os cabos tornaram-se essenciais para fornecer a energia necessária para vários dispositivos simultaneamente.
Hoje, os cabos de alimentação continuam a ser um componente fundamental da indústria do entretenimento, alimentando uma ampla gama de equipamentos em shows, festivais, produções teatrais e outros eventos ao vivo.
Principais características de um cabo de força para tudo ficar ligado
Um evento só funciona se os cabos de força funcionarem também!
A qualidade do material do cabo pode afetar sua condutividade, resistência ao fluxo de corrente e capacidade de lidar com as classificações de tensão e corrente necessárias. Cabos de força são projetados e fabricados com materiais isolantes, isso evita fugas elétricas, curtos-circuitos e risco de choques. Eles também são projetados para atender aos padrões e regulamentos de segurança, reduzindo a probabilidade de riscos de incêndio e protegendo os artistas e o público. Além de, claro, minimizar o risco de falhas e interrupções durante momentos críticos do evento.
Ou seja: você já percebeu que uma das principais características para um cabo de força deixar tudo ligado é a qualidade. E, afirmamos, não é só a matéria-prima usada que importa aqui! O processo de fabricação, os testes realizados e o apoio de uma equipe parceira são fundamentais para o evento rolar sem nenhum problema.
Como sabemos disso tudo?
A fabricação e aperfeiçoamento dessa solução acontece desde 1978 na Digicabo e é através da experiência e compromisso que nossos clientes sabem que podem contar com a gente para manter tudo ligado!
Acesse aqui e conheça todas opções de cabo de força para o seu evento!
Leia também!
Porque chicotes elétricos e cabos de força não podem falhar?